Neste caso escolhido R95 - DPOC
Neste caso gerou a listagem de todos os utentes codificados com R95. Pode-se selecionar posteriormente por médico de família
Esta ferramenta pode ser muito útil. Imaginem saber quais são os utentes que têm DPOC e também DM/HTA. Pode-se marcar uma consulta de multimorbilidade em que se abordam todos os problemas.
Não esquecer de avisar o utente para trazer o inalador!!!
Através do indicador 440 (vacina gripe > 6meses na população com asma) como seleciona os utentes com Asma que tiveram prescrição de ICS no último ano. Assim podemos retirar a listagem de cumpridores e não cumpridores e ficar com a população que tem R96 em problemas ativos e que está tratada com ICS.
Há pessoas com asma assintomáticas e sem terapêutica que não são as prioritárias para consulta de asma. Segundo o Plano Assistencial da Asma, pessoa com diagnóstico de asma, sem sintomas, sem uso de medicação há mais de 2 anos, pode o diagnóstico de asma ser colocado em Problemas INATIVOS.
ATENÇÃO: Podem existir pessoas com broncodilatadores e sem ICS (risco aumentado para agudização!). Não temos forma, para já, de identificar essas pessoas a não ser por consulta individual de processo.