Os 3 passos permitem sistematizar a técnica inalatória para a grande maioria dos dispositivos inalatórios. Muitas vezes focamo-nos nos aspetos técnicos do inalador e são descurados estes 3 passos que são críticos na técnica inalatória.
O minuto GRESP é uma forma de comunicação de ideias simples e úteis para profissionais de saúde.
Estão acompanhados pela grelha de avaliação da orientação 10/2017 - Ensino e Avaliação da Técnica Inalatória na Asma - DGS que mostra todos os passos da inalação para cada tipo de inalador, facilitando o ensino e revisão da técnica inalatória.
pMDI Adulto
pMDI Criança
pMDI Adulto com Câmara Expansora
pMDI Criança com Câmara Expansora
No sistema Respimat são sempre usadas 2 inalações sucessivas apenas 1x dia.
Pode ser utilizado com câmara expansora
Com o sistema de recargas é necessário preescrever uma receita com 5 recargas e outra com 1 inalador (já traz uma recarga). Cada inalador deve ser usado com até 6 recargas.
Aerolizer
Breezhaler
Handihaler
Zonda
Airflusal forspiro
Easyhaler
Diskus
Ellipta
Genuair
Novolizer
Turbohaler
Twisthaler
São folhetos completares e muito úteis sistematizar!
Todo o profissional de saúde deve ter um pequeno Kit de inaladores placebo para poder demonstrar a técnica. É sabido que os utentes raramente trazem o inalador e a verificação da técnica e da adesão ficam comprometidas. O profissional de saúde deve nessa altura demonstrar com um inalador placebo. O utente ao ver a técnica correta poderá identificar os erros que faz no seu uso. Muito importante será também a mensagem de valorização da terapêutica e adesão que passamos ao despender tempo da consulta a demonstrar o inalador. Acreditem que tem impacto positivo no controlo da doença!
Racional para a escolha do inalador
Dekhuijzen PNR et al. Prescription of inhalers in asthma and COPD: towards a rational, rapid and effective approach. Respir Med.